terça-feira, 23 de novembro de 2010

Webmuseus: o exemplo do MARGS

Assim como as bibliotecas vem sofrendo mudanças devido às tecnologias surgidas, os museus também estão passando por transformações. Uma das principais modificações, nestes espaços, é a criação de ambientes virtuais na Web onde é possível visualizar obras e exposições conhecidos como Webmuseus.




Webmuseus de arte são sítios construídos e mantidos exclusivamente na Web, destinados a reunir virtualmente e a expor obras-de-arte geradas originalmente por processos de síntese, ou, por meio de cópias digitais, obras-de-arte que existem (ou existiram) no espaço físico. (LOUREIRO, 2004).



Hoje é possível visitar ótimas exposições apenas com um click. Exemplo disso é o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. O MARGS está apresentando a Tour Virtual da mostra Expressões Gráficas. México Contemporâneo. Ela esteve em cartaz no MARGS de dezembro de 2009 a janeiro de 2010. Para quem não conseguiu visitar ou gostaria de ver mais uma vez, o MARGS oferece ao público o Tour Virtual da mostra. É a oportunidade de visitar a exposição após seu encerramento de qualquer lugar da cidade, do estado, do país ou do mundo. Tudo isso de forma gratuita e sem filas. Basta ter um computador ou telefone celular conectado à internet e acessar: http://www.margs.rs.gov.br/tour_mexico.html DE 21 DE MAIO DE 2010 A 31 DE DEZEMBRO DE 2010


É muito interessante fazer uma visita através da Web. Adorei visitar essa exposição sobre a arte mexicana, mas ainda prefiro fazê-la pessoalmente. Nada melhor que poder contemplar ao vivo as obras de arte, parece que podemos compreendê-la melhor. É claro que não podemos deixar de observar a facilidade que é poder acessar estas obras via internet. Através dos webmuseus as fronteiras de espaço x tempo inexistem. Fora os custos que trariam para qualquer pessoa que escolhesse visitar a exposição pessoalmente. Também tem um lado muito positivo que é a disseminação da informação que ocorre de uma forma muito dinâmica trazendo muitos benefícios para essas instituições. Mas ainda assim vou ficar com a visita guiada. Acho bem melhor!


REFERÊNCIA


LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. Webmuseus de arte: aparatos informacionais no ciberespaço. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 97-105, maio/ago. 2004


MARGS. Disponível em: http://www.margs.rs.gov.br/acontece_expo_aberta.php?par_id=195. Acesso em: 23 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário