Os jornais internacionais online possuem uma abrangência muito grande, bem diferente do suporte de papel que fica restrito a uma área geográfica e para sua difusão tem um custo elevado. Os jornais online difundem a informação de forma rápida e eficiente. É possível ter acesso a informações de todos os cantos do planeta. Para o Bibliotecário é uma ferramenta poderosa para a sua profissão, não só para manter-se atualizado, mas como também para estar inteirado com o que está acontecendo em outros países.
Hoje vou falar um pouco sobre alguns jornais online. O New York Times, que é um dos jornais mais conhecidos do mundo. Fundado em 18 de setembro de 1851 por Henry Jarvis Raymond e George Jone, o jornal tem circulação na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Durante 159 anos o jornal foi publicado na forma impressa, tendo muitos artigos premiados, inclusive sobre uma matéria escrita sobre a Primeira Guerra Mundial. Apenas no ano de 1996 é que o New York Times passou a ser publicado na forma online. Com sua Sede na cidade de Manhattan. A versão online está disponível em: http://www.nytimes.com.
Outro jornal de grande prestígio internacional é o Le Monde, fundado em 1944 por Hubert Beuve-Méry. Esse jornal se destaca pela sua importância não só na França como também no mundo. Apenas em 19 de dezembro de 1995 é que o jornal lançou a sua primeira versão online. No ano de 2005, sofre uma grande transformação em seu formato, recebendo novas modificações na sua apresentação com mais fotos e menos textos. A versão online está disponível em: http://www.lemonde.fr.
Aqui na América do Sul destaca-se o jornal Argentino Diário Clarin, editado na cidade de Buenos Aires. O jornal foi fundado por Roberto Noble em 1945 tendo a maior tiragem da Argentina. No ano de 1995 passa então, a publicar a sua versão online ‘clarin.com’, sendo muito visitado, dentro e fora da Argentina. Este jornal teve participação ativamente na ditadura militar estabelecida no país. A versão online está disponível em: http://www.clarin.com.
Os jornais internacionais citados, além de serem muito importantes, mostram-se atualizados no sentido de adaptarem-se ao cenário presente. Apesar do status que eles possuem não se acomodaram, mas buscaram aprimorar o seu conteúdo nos novos suportes que surgiram.
JP- parabéns pelo blog continue emgrandecendo nossa cultura é de gente como você que o Brasil precisa além de teu seguidor serei também teu divulgador mais tarde agente se fala:
ResponderExcluirAcesse:www.imprensacomunitaria.com.br
twitter:@wellingttonsilv