quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jornais Digitais Brasileiros: o caso Zero Hora

O Jornal Zero Hora é um dos maiores de circulação diária do Brasil, editado em Porto Alegre e mantido pelo Grupo RBS. O Jornal foi fundado em 4 de maio de 1964 servindo de porta-voz do Regime Militar (1964-85). Sua antiga sede localizava-se na Rua Sete de Setembro, centro de Porto Alegre. Em 1969, foi inaugurada a sede na Avenida Ipiranga. A versão impressa passou por várias modificações, principalmente em seu layout. Apenas em 1996 a edição e produção do jornal passam a ser totalmente digital. Em 19 de setembro de 2007, entrou no ar o website ZeroHora.com, que apresenta notícias atualizadas 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas, nem por isso a versão impressa do periódico deixa de existir.

A Zero Hora oferece inúmeros serviços, tais como: Esportes, Plantão, Edição Impressa, Empregos & Oportunidades, Obituário, Economia, Variedades, Imóveis, Blogs, Eleições 2010, Previsão do tempo, Segundo Caderno, entre outros. Os usuários têm acesso a uma gama enorme de informações, além de podem entrar em contato e participar através de várias ferramentas, como o Twiter que é muito importante. Esses dias eu fiquei sabendo que não poderia voltar para casa, moro em Guaíba, pois li uma msg de um leitor que estava no Twiter da ZH, informando que o vão móvel sobre o lago Guaíba estava interditado.

Para os bibliotecários, e não apenas estes, os jornais digitais são de grande importância. No caso da Zero Hora, é um jornal de credibilidade, reconhecimento no âmbito nacional, interativo, abrangente, etc. o Profissional da Informação que realmente quer desempenhar bem sua profissão, deve lançar mão desses recursos para o benefício dele próprio e de seus usuários. Quantas informações importantes são possíveis de encontrar nesse documento. A Biblioteca pode se valer desses meios para promover seus eventos, catálogos, serviços, tornando o serviço de referência bem mais dinâmico em relação ao tradicional. Como notícia, em destaque nesta semana, citei uma referente aos problemas que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em pronunciamento o atual Presidente explicando algumas dúvidas. Acompanhem a notícia:



“Lula: falha no Enem não tirará ninguém da universidade”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a existência e a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e disse que, se for necessário, haverá novas provas para garantir a avaliação.

— Se tem problema no Enem vai ser consertado. Damos duas garantias para os estudantes: que vamos investigar o que aconteceu e que nenhum jovem vai deixar de entrar na universidade por causa de problema com o Enem — afirmou.

A declaração do presidente foi dada pouco antes de ele embarcar de Moçambique, na África, para a Coreia do Sul, onde participará da reunião do G-20 (grupo dos 20 países mais ricos e influentes do mundo).

O exame foi aplicado no último fim de semana a 3,3 milhões de estudantes. A prova de sábado foi marcada por erros de impressão no cabeçalho do cartão-resposta e em parte do caderno de perguntas da cor amarela — o que havia levado a juíza da 7.ª Vara Federal no Ceará, Karla de Almeida Miranda Maia, a suspender o exame, em caráter liminar, até o julgamento do pedido de anulação do Enem protocolado pelo Ministério Público Federal do Estado (MPF-CE). Na terça-feira, a magistrada também impediu a divulgação dos gabaritos das provas de sábado e domingo. Link para acesso: http://wp.clicrbs.com.br/clicvestibular/2010/11/10/lula-falha-no-enem-nao-tirara-ninguem-da-universidade/

REFERÊNCIA

WIKEPEDIA. Zero Hora. 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zero_Hora. Acesso em: 10 Novembro 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário