terça-feira, 28 de setembro de 2010

Uma boa idéia


As imagens são recursos fundamentais na produção de um blog. As figuras dão um plus nos textos postados, pois podem servir de complemento ao assunto em questão. Quando precisamos de uma imagem recorremos aos recursos que estão a nossa disposição e um deles é o banco de imagens. Esse recurso é um lugar na web onde as fotografias estão disponíveis. É possível encontrar imagens sobre um assunto específico e melhor, alguns desses bancos são completamente grátis.

En esencia, se trata de colecciones que han sido digitalizadas y que, gracias a la utilización de motores de búsqueda basados principalmente en el empleo de palabras clave o descriptores, es posible consultarlas para su evaluación y adquisición. (MUÑOZ CASTAÑO, 2001)


Os bancos de imagens são extremamente úteis já que disponibiliza imagens sobre todos os temas que precisamos e alguns de forma gratuita. Além de oferecer fotografias que foram registradas por profissionais da área, ou seja, estamos adquirindo um produto, pago ou não, que possui um tratamento dado por alguém que entende e conhece o que está fazendo. Imagine a credibilidade que poderemos obter se ao invés de selecionarmos para nosso site ou blog a fotografia de um fotógrafo renomado? Concerteza as pessoas que acessarem irão valorizar muito mais. Por que perder tempo tirando fotos se podemos lançar mão dessa ferramenta preciosa que está ao nosso alcance?

Para produzir esse post, fiz uma busca na internet para encontrar coisas interessantes e o que me chamou a atenção foi o banco de imagens da NASA. Esse recurso é muito importante para a astronomia que utiliza muitas imagens e fotografias para seus estudos. É um tipo de “Foto jornal” que disponibiliza imagens de todo o sistema solar, muito legal! Acesse em: http://photojournal.jpl.nasa.gov/index.html


Referências:
Muñoz Castaño, Jesús E. Bancos de imágenes: evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de imágenes. El profesional de la
información, v. 10, n. 3, mar. 2001, p. 4-18. Disponível em: Acesso em: 9 out. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário