quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Convergência de mídias: é possível?


Em uma sociedade onde, cada vez mais, está interligada ou interconectada através das mídias que estão sendo oferecidas, sendo oferecido a cada individuo uma enorme gama de informações. Logo, os usuários dessas ferramentas são expostos a tantos conteúdos que se torna impossível estudar e compreender a todos. Então, se percebe que não é possível entender todas as informações disponíveis e que cada um possui uma pequena parcela de conhecimento que pode compartilhar com outros. Essa “cadeia” de dados se dá principalmente no âmbito virtual, pois é lá que é possível essa participação coletiva. Cadeia esta que é chamada de convergência.

Para Jenkins (?) a convergência “deve ser compreendida como um processo tecnológico que une múltiplas funções dentro dos mesmos aparelhos.” Esse processo é totalmente plausível, hoje, graças ao avanço tecnológico – cientifico que cresce a cada dia que passa. As mídias não só podem ser usadas isoladas como em conjunto. Como no caso das redes sociais que se interligam, blogs, twitter, etc.; o conhecimento e a informação estão à disposição e, muitas, gratuitamente.

Toda essa discussão serviu para elucidar um pouco o contexto proposto, para responder a seguinte questão: dentro desta gama de opções que as mídias oferecem, é possível convergir todos os elementos informacionais, distribuídos nessas diferentes mídias, para sistematizar a busca e a recuperação da informação de maneira cada vez mais ágil e mais eficiente? Indubitavelmente, a minha resposta é sim. A tendência é de que a informação, cada vez mais, esteja na internet e por isso o papel do bibliotecário nunca foi tão importante.

É muito bom ter acesso a informação na rede, mas é necessário mecanismos de recuperação eficazes para que esta não se perca no ciberespaço. Se a informação não for gerenciada ela corre o risco de sumir e não ser mais encontrada. A conversão dos elementos informacionais só será produtiva se conseguir tornar realmente toda a informação que está disponível na rede acessível. Mas no ponto que estamos não vai ser impossível tornar este hipótese possível!



REFERENCIA


JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Disponível em: http://portalliteral.terra.com.br/lacamentos/dowload/9065_
_capitulo_1__culturadaconvergencia.pdf. Acesso em: 08 dez. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário