Bem como os bancos de imagens, que tem por objetivo tratar e organizar as imagens em um local, os repositórios de vídeos são ambientes, com finalidade semelhante, que tratam e organizam só que uma informação não visual e sim multimídia. São utilizados por diferentes públicos podendo assim englobar todas as áreas do conhecimento.
Educar pessoas com maior amplitude e flexibilidade
de olhares é um dos caminhos indispensáveis para
se construir sociedades cada vez mais humanas,
democráticas e solidárias. (Santomé 1996,p.62)
Os repositórios de vídeos educativos são muito úteis na EAD – Educação a Distância. A EAD é uma modalidade de ensino-aprendizagem que visa flexibilizar o espaço e o tempo. Esta flexibilidade refere-se ao fato do aluno fazer o seu planejamento de tempo e local de estudo. Através desses repositórios os professores podem partilhar vídeos interessantes para seus alunos. Como repositório de vídeo educativo destaca-se o Youtube EDU, que é uma ferramenta educativa que organiza multimídias com informações importantes. Fiz uma busca para descobrir o que era, sua função mas não obtive sucesso. Pelo que entendi é parte do youtube com a função de organizar vídeos de carater educativo, onde cada área do conhecimento possui um repositório específico para seus vídeos.
O youtube Edu e outros repositórios educativos servem como um recurso adicional para aqueles que buscam utilizar novas ferramentas na aprendizagem. De forma dinâmica e prática, os vídeos além de auxiliarem no ensino o tornam muito mais interativo, o que é muito valorizado nos dias de hoje, a troca de conhecimento.
Realizei uma busca de textos que tratassem do assunto e encontrei dois trabalhos fantásticos: o primeiro é sobre "O vídeo e a educação digital" que trata extamente sobre educação somada aos vídeos, com muitos exemplos de repositórios, até mesmo de bibliotecas: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/343/0.
O segundo texto trata sobre "Repositório de vídeos educacionais adaptado as necessidades tecnológicas de usuários de dispositivos móveis", muito interessante: http://www.inf.pucminas.br/sbc2010/anais/pdf/wie/st05_04.pdf.
REFERÊNCIAS:
SANTOMÉ, Jurjo Torres. A instituição escolar e a compreensão da realidade: o currículo integrado. In SILVA, Luiz Heron (org). Novos mapas culturais novas perspectivas educacionais. Porto Alegre, Sulina, 1996. P. 58-73.
Nenhum comentário:
Postar um comentário