sábado, 28 de agosto de 2010

Avaliação em Blogs: pare e pense


Em um ambiente, como blog, onde a informação disponibilizada parte de idéias e pensamentos particulares de uma pessoa, podemos encontrar informações referentes a todos os tipos de assunto. Deparamos-nos aí com um problema, pois como vamos saber se a informação disponibilizada é adequada e confiável? Nos blogs onde existe a informação especializada, que trata de uma área especifica do conhecimento, precisamos ter um cuidado ainda maior, pois é se torna difícil julgar tantas informações disponíveis. Informação essa que deve ser utilizada com muita cautela. Não se pode simplesmente extrair idéias que não possuem uma procedência fidedigna. “A importância de se avaliar a informação disponível na Internet é bastante significativa para quem a utiliza para a pesquisa e é de extrema relevância para enfatizar a inconstância da qualidade das informações encontradas.” (TOMAÉL; CATARINO; VALENTIM, 200?).

Não é nenhuma novidade que é praticamente impossível controlar as informações dos blogs, por ser exatamente a sua principal característica, produzir livremente a informação. Então qual seria a postura a se tomar em relação ao conteúdo dos blogs? Um fator que muitas vezes nos impulsiona a escolhermos a informação errada é a pressa que temos em obtê-la. Estamos tão ocupados com tantas coisas que fizemos uma pesquisa na internet e imediatamente colhemos a primeira informação que aparece sem ao menos examiná-la. Pelo menos eu já cometi esse erro algumas vezes e me arrependi muito.

Existem autores que trazem a luz alguns pontos a serem observados, Eles analisam desde a aparência do blog até a autoridade com que foi escrita. Verificar o autor referencia, atualização documento são algumas recomendações que especialistas incentivam para que o pesquisador não tome caminhos errados na construção do seu trabalho. Qualidade na apresentação e conteúdo também são critérios importantes para a análise. Existem serviços que fazem a análise da informação disponibilizada na Internet. Percebemos que a Internet gerou muitos pontos positivos, porém negativos também e continuamos com o problema: “a dificuldade em delimitar a confiabilidade das informações coletadas, bem como determinar a autoridade de sites que se mostram interessados em uma área ou áreas do conhecimento humano.” (TOMAÉL; CATARINO; VALENTIM, 200?).

Tendo em vista a avaliação dos blogs, apartir da leitura realizada dos artigos extrai dez itens, que considerei importantes, e que devem ser levados em conta quando falamos em informação confiável.

O blog apresenta informações sobre o autor?
O conteúdo e a informação estão apresentados de forma clara?
Existe atualização?
A informação é referenciada?
Os objetivos são claros?
O design é atrativo?
O autor é conhecido na sua área de atuação?
A informação é consistente?
É fácil acessar e navegar no blog?
A informação está estruturada de forma organizada?


TOMAÉL, Maria Inês; CATARINO, Maria Elisabete; VALENTIM, Marta Lígia Pomim... [et. al]. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade. [S. l]: [s.n], 200?

Nenhum comentário:

Postar um comentário